Os projetos são elaborados com base nas Linhas de Ação

Segundo Carlos Brandão (apud TORRES, 2009) a educação está em todos os lugares e no ensino de todos os saberes.

Educação traz consigo um coeficiente muito grande de Esperança. Ela pode mudar muito a realidade, dependendo de como a aplicamos e da maneira que a concebemos.  Nem tudo está perdido, dizia Paulo Freire, basta o trabalho educacional e teremos o que queremos, uma Educação verdadeira que dê conta da mudança da realidade. 

E as contribuições e inovações de Paulo Freire não param por aí, pois além da Educação ser embasada em uma esperança, reforça que é necessário que saibamos que, sem certas qualidades ou virtudes como amorosidade, respeito aos outros, tolerância, humildade, gosto pela alegria, gosto pela vida, abertura ao novo, disponibilidade à mudança, persistência na luta, recusa aos fatalismos (...) abertura à justiça, não é possível a prática pedagógico progressista, que não se faz apenas com ciência e técnica (FREIRE, 1997, apud TORRES, 2009). 

Dessa forma, a incorporação da criança/adolescente na diversidade educacional dos espaços sociais, visa além do desenvolvimento da sociabilidade, mas também a promoção cultural, entendida como a abertura a novas possibilidades de aquisição de bens culturais, que ampliem as perspectivas educativas, laborais, de ócio e participação social.
De acordo com a Organização Mundial da Saúde: saúde é um estado de completo bem-estar físico, mental e social, e não apenas a ausência de doenças. Para Gutierrez (1994, apud BUSS), promoção da saúde é o conjunto de atividades, processos e recursos, de ordem institucional, governamental ou da cidadania, orientados a propiciar a melhoria das condições de bem-estar e acesso a bens e serviços sociais, que favoreçam o desenvolvimento de conhecimentos, atitudes e comportamentos favoráveis ao cuidado da saúde e o desenvolvimento de estratégias que permitam maior controle sobre sua saúde e suas condições de vida, a níveis individuais e coletivos. 

Nesse contexto, o conceito de saúde é amplo e envolve diversos fatores. No instituto visamos viabilizar a promoção da saúde, através da educação preventiva, orientando as nossas crianças a adquirir hábitos de vidas saudáveis, contextualizando assuntos pertinentes com a nossa atividade diária, com estratégias que beneficiem e atraiam as crianças, aprendendo de forma prazerosa e lúdica, podendo estender aos familiares e amigos.

Destacamos a ação de orientação higiênica e a da saúde bucal, desenvolvidas em paralelo com as atividades dos programas. Dessa forma, buscamos o equilíbrio entre as necessidades sociais e a importância de se ter cuidados higiênicos que favoreçam o estado de saúde, com o sentimento bem-estar e reduzindo o risco de doença, balanceando o meio físico, biológico e social.
É uma necessidade urgentíssima de tratar o planeta Terra com mais carinho, cuidado e responsabilidade. A final de contas, esse planeta é a nossa casa e infelizmente vem sendo destruído, pouco a pouco, pelas ações degradadoras do homem.
O Instituto Desportivo da Criança, responde a esse chamado, através de ações que são incorporadas na rotina de seus Programas e também em ações pontuais de conscientização, com intuito de provocar mudança de comportamento e que o mesmo estenda a seus familiares, em prol do meio ambiente. 
Agir com respeito e responsabilidade, em pequenas ações diárias, como evitar o desperdício de água, no momento de lavar as mãos, escovar os dentes, etc.; ser responsável pelo seu próprio lixo, depositando-o no local adequado, ou buscando meios para reutilizá-los, reciclá-los, são atitudes positivas incentivadas pelos Programas do Instituto. Colaborar com a construção de uma sociedade sustentável exige a aquisição de conhecimentos, habilidades e a mudança de valores, hábitos e de costumes. É preciso conservar e preservar, mas, principalmente, educar.